A função das bombas dentro de um sistema hidráulico é de alta responsabilidade. A atenção ao equipamento é fundamental para manter a confiabilidade no sistema produtivo, eliminar riscos futuros e maximizar a sua eficiência.
Muitas paralizações em plantas industriais podem ser evitadas com a adoção da manutenção preventiva, somadas ao envolvimento de colaboradores na observação de indícios de possíveis falhas. As análises constantes são fundamentais para detectar previamente um possível problema, ou descobri-lo no momento do aparecimento, minimizando o risco de degradação completa do equipamento.
Então cuidado, caso a bomba esteja com alguma falha, provavelmente ela apresentará alguns dos sinais a seguir:
- aumento do barulho e/ou calor;
- operações incertas dos cilindros;
- dificuldade ou inabilidade de desenvolver um fluxo de saída inteiro;
- velocidade reduzida dos cilindros ou motores hidráulicos;
- paralisação completa do sistema.
A qualquer alteração na funcionalidade do equipamento, o mais indicado é que este seja analisado por um profissional especializado.
Confira as 05 falhas mais comuns que podem acontecer em uma bomba hidráulica.
Cavitação da bomba
A cavitação é o fenômeno físico que ocorre pela evaporação de óleo a baixa pressão, interfere na lubrificação e destrói a superfície dos metais. O processo acontece principalmente no interior de sistemas hidráulicos, quando a pressão estática absoluta local desce abaixo da pressão de vapor do líquido bombeado, que é a pressão à qual o líquido começa a ferver e evaporar.
Quando uma bomba começa a cavitar, o seu nível de barulho aumenta, ela pode se tornar extremamente quente – principalmente ao redor do eixo e do rolamento dianteiro, os cilindros podem apresentar movimentos irregulares, o óleo pode ficar com uma aparência leitosa e a bomba pode ter dificuldade em alcançar a sua pressão total.
A cavitação é muito prejudicial, tanto para a bomba como para o sistema hidráulico.
Ar no sistema hidráulico
A presença de ar sob pressão no sistema hidráulico pode provocar sérios danos ao equipamento. Sinais como: bomba girando, porém, não bombeando o fluido; queda na vazão da bomba; e ruído; são indícios que está havendo entrada de ar.
Se observar que o óleo está com aspecto leitoso ao ligar o equipamento, desligue-o e aguarde aproximadamente uma hora. Caso o óleo volte ao normal, é sinal de que pode haver vazamento, permitindo a entrada de ar.
Clique aqui e confira 06 dicas de como encontrar o local do possível vazamento.
Para eliminar o ar que está dentro de novos sistemas, é necessário submeter o sistema a ciclos de 15 minutos a 30 minutos, sem aumentar a pressão. Desta forma, o ar preso se dissolve no óleo, é transportado para dentro do reservatório e eliminado.
Água no sistema hidráulico
Este problema pode ser confundido com a presença de ar, pois quando ocorre vazamento de água dentro do sistema hidráulico, o óleo também se apresenta de forma leitosa durante o funcionamento do equipamento e volta ao normal após o seu desligamento.
A água pode entrar nos sistemas através de vazamento na superfície do trocador de calor ou quando ocorre condensação nas paredes internas do reservatório.
Vazamento externo a bomba
A causa mais comum de vazamento externo a bomba é o desgaste nas vedações. Este desgaste pode acontecer devido ao tempo de uso ou pode ser antecipado por mal uso do equipamento, como: alta temperatura do óleo ou óleo com a presença de abrasivos. A qualidade do óleo e das vedações deve ser analisada durante a manutenção preventiva.
O vazamento externo também pode acontecer através dos seguintes itens:
- Pelo respiradouro do reservatório. Se essa for a causa, é necessário selar o reservatório de ar e mantê-lo apertado a cerca de 1 ou 2 PSI.
- Por brechas em roscas cônicas mal encaixadas no fio reto. Essa má instalação pode comprometer a qualidade da bomba se os fios forem danificados.
Diminuição ou paralisação do bombeamento
A redução do bombeamento ou a sua paralisação pode danificar todo o sistema hidráulico. Normalmente essa falha ocorre devido algum dos problemas abaixo:
- Movimento do eixo na direção errada. Se atente: as bombas devem girar sempre em seu movimento de origem, conforme especificado pelo fabricante.
- A entrada pode estar obstruída, devido ao acúmulo de sujeira no filtro de sucção ou a algum problema nas mangueiras de alimentação.
- Baixo nível de óleo no reservatório.
- Palhetas, válvulas ou pistões presos por verniz no óleo, ferrugem ou corrosão. Estes danos podem ser causados pelo funcionamento do sistema em temperatura elevada, pelo contato da água com o óleo ou pelo uso de óleo de pouca qualidade.
- Quebra de algum compartimento, como chave ou pino.