Conhecer o sistema hidráulico total e técnicas de diagnósticos de possíveis falhas, contribui para a inspeção dos equipamentos durante o seu funcionamento e, consequentemente, para o aumento do ciclo de vida útil dos componentes.
Se durante a atividade do equipamento ou em uma vistoria, você suspeitar que pode ter ar dentro do sistema hidráulico, desligue-o e faça a checagem.
Confira 06 dicas de como encontrar o local de um possível vazamento.
- Quando todos os cilindros forem estendidos, verifique se o reservatório de óleo está preenchido em seu nível normal e se a entrada da bomba está abaixo do nível mínimo de óleo. Quando o óleo está abaixo, o ar pode entrar em torno da vedação do eixo da bomba.
- Bombas de engrenagem ou palheta, que puxam o óleo de sucção direto de um reservatório localizado abaixo delas, possuem um pequeno vácuo atrás da vedação do eixo. Verifique se a vedação está desgastada, quando isso ocorre o ar consegue entrar.
- As bombas de pistão possuem normalmente uma pressão aproximada de 15 PSI por trás da vedação, verifique se a pressão está correta.
- Verifique as mangueiras, os canais e as articulações na linha de entrada da bomba – principalmente nos locais de união. Caso suspeite de um possível vazamento, derrame pingos de óleo na região, a ação irá diminuir um possível ruído na bomba caso exista um vazamento no local.
- Confira o em torno do orifício de entrada. Uma atitude de rosquear um tubo com rosca cônica em uma conexão com rosca paralela pode danificar a região e causar a entrada de ar. Para este dano, poderá não haver condições de reparação.
- Verifique o alinhamento dos cilindros montados na vertical com a haste voltada para cima, quando não alinhados poderá abrir espaço para a entrada de ar através da vedação.
Veja as dicas de como detectar possíveis falhas em bombas hidráulicas!