Se você quiser ganhar mais competividade de mercado, terá que seguir à risca algumas regras. Entre elas está o controle dos indicadores envolvidos no processo de manutenção dos equipamentos hidráulicos da sua indústria, do seu negócio.
Já falamos sobre o papel que a manutenção – preditiva, preventiva e corretiva – tem para a rentabilização de uma empresa (caso queira saber mais, clique aqui). Então sabemos que a manutenção gera economia com o custo da aquisição de novos equipamentos, aumento da performance do equipamento e redução de paradas não programadas.
Porém nada vale acreditar que o processo de manutenção da sua indústria está performando da melhor maneira, se por trás dele não existe uma gestão criteriosa.
Dentro dessa gestão, a mensuração constante do desempenho dos itens que englobam esse processo é fundamental. E essas análises de desempenho vão desde a quantidade de paradas do equipamento, a disponibilidade desse equipamento na planta produtiva, os gastos com a manutenção e a performance do equipamento após a conclusão da manutenção.
Então, para te orientar nesse controle de desempenho da manutenção dos equipamentos da sua indústria, vamos falar agora sobre os indicadores que você pode utilizar para atestar a manutenção dos equipamentos hidráulicos.
Neste artigo você vai encontrar:
- O que são indicadores de desempenho?
- Critérios da manutenção de equipamentos:
- Eficiência
- Eficácia
- Efetividade
- Produtividade
- Qualidade
- Os principais indicadores para gerir a manutenção dos equipamentos hidráulicos:
- MTBF – Tempo médio entre falhas
- MTTR – Tempo médio para reparo
- Disponibilidade
- Confiabilidade
- Backlog
- CMF – Custo de Manutenção sobre Faturamento
- CPMV – Custo de manutenção sobre valor de reposição
- Distribuição por tipos de manutenção
O que são indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs, são todos os dados que devem ser mensurados para se ter tomadas de decisões dentro de um negócio. Diferentes das métricas, que é a mensuração de qualquer tipo de dado, para ser um indicador de desempenho ele deve impactar diretamente um processo de uma empresa.
Dentro da gestão da manutenção de equipamentos, os indicadores de desempenho (KPIs) podem medir a duração da vida útil de um equipamento, o custo da planta, etc. E as análises feitas através desses indicadores podem significar, por exemplo, aumento da produtividade, economia financeira e redução de possíveis erros de tomadas de decisões.
Critérios da manutenção de equipamentos
A avaliação dos aspectos relacionados à manutenção de um equipamento hidráulico é feita através de um conjunto de indicadores, que obedecem a critérios de eficiência, eficácia, efetividade, produtividade e qualidade. Falaremos a seguir de cada um deles.
Eficiência
Eficiência está relacionada à abrangência das ações programadas.
Eficácia
Eficácia está relacionada à aderência das ações executadas.
Efetividade
Através da junção dos indicadores de eficiência e a eficácia encontramos o indicador de efetividade. Desta forma, efetividade é a coerência entre as ações executadas com o plano de ações.
Produtividade
A produtividade é a relação entre os resultados alcançados, com as ações e recursos utilizados para alcançá-los.
Qualidade
O indicador de qualidade está relacionado com as ações programadas e realizadas, com os resultados obtidos.
Os principais indicadores para gerir a manutenção dos equipamentos hidráulicos
MTBF: Tempo médio entre falhas
Quer mensurar a confiabilidade do equipamento? Então o MTBF é um dos indicadores que você inserir na gestão da manutenção dos equipamentos. Este KPI é a mensuração entre o tempo total de bom funcionamento e as falhas de um equipamento reparável.
MTTR: Tempo médio para reparo
O MTTR é um indicador fundamental para uma indústria se programar durante a ausência de um equipamento que está em manutenção, pois ele indica o grau de facilidade que o parceiro de manutenção encontra em recolocar um equipamento em condições de executar suas funções após uma falha.
Disponibilidade
A Disponibilidade é a capacidade de um equipamento estar em condições de executar uma certa função em um dado instante ou durante um intervalo de tempo determinado.
Confiabilidade
O indicador de Confiabilidade representa a probabilidade que um equipamento tem de desempenhar a sua função na planta, de acordo com as condições de operação e em um intervalo específico de tempo.
A linha de raciocino é semelhante ao do indicador de Disponibilidade, porém enquanto o primeiro representa a porcentagem do período que o equipamento se manteve disponível, a confiabilidade representa a probabilidade desse equipamento se manter disponível em um período futuro.
Backlog
O Backlog é o indicador que representa a relação entre a demanda de serviços e a capacidade de atendê-los.
CMF: Custo de Manutenção sobre Faturamento
O indicador CMF é para controlar a gestão financeira dos recursos. Esse KPI é fundamental e impacta diretamente no valor de venda do produto ou serviço ofertado pela indústria.
CPMV: Custo de manutenção sobre valor de reposição
É o KPI CPMV que vai indicar se o custo de manutenção do cada equipamento está alto a ponte de ser mais vantajoso comprar um novo equipamento.
Distribuição por tipos de manutenção
Esse indicador revela qual o percentual da aplicação de cada tipo de manutenção. Em um montante de 100%, quanto de manutenção corretiva é feito, quanto de manutenção preditiva e quanto de manutenção preventiva.
É manutenção de equipamento é economicamente atrativa, porém é necessário ficar atento aos principais indicadores de performance desse processo para fazer as escolhas certas.